domingo, 7 de agosto de 2011

Prédios que Respiram – Inovação inspirada na Pele Humana busca Construções mais Eficientes e Sustentáveis


Em mais um post da série de materiais inovadores, vamos falar sobre a invenção de um grupo de engenheiros, arquitetos e biólogos da Universidade da Pensilvânia (EUA): a pele arquitetônica.

Ainda em estudos, a pele arquitetônica tem como proposta funcionar como a pele de nosso corpo: flexível, sensível, regulando a temperatura interna de acordo com o ambiente externo, gerando conforto e aumentando a eficiência energética da edificação.



Através de algoritmos computacionais, os cientistas estão estudando células vivas e sua capacidade de modificação com gasto mínimo de energia para adaptar suas formas a tecidos artificiais (desenho bio-mimético) que possam recobrir um edifício todo. Assim a edificação poderá responder automaticamente a fatores ambientais, como temperatura externa, umidade, radiação solar e luz. Seria como um organismo vivo!

A multidisciplinaridade dos estudos científicos e o uso de desenhos, estruturas e sistemas inspirados na natureza são a grande esperança para termos uma arquitetura viva, bioclimática, integrada ao ambiente, gerando conforto aos usuários e gastando pouca energia.

Fonte: Vanessa Mendes Argenta - Coletivo Verde

Acesse também: www.drikaflower.blogspot.com

Alimento Frito tem três vezes mais calorias que o Cozido, diz Nutricionista

Mônica Beyruti tirou mais dúvidas da internet sobre alimentação saudável.
Especialista sugere experimentar sempre o suco antes de adoçá-lo.


Nesta quarta-feira (3), a nutricionista Mônica Beyruti respondeu a perguntas da internet sobre calorias e alimentação saudável. Segundo ela, quem precisa emagrecer deve procurar um profissional, mas às vezes, ao cortar cerca de 500 kcal diárias, já há perda de peso.

Mesmo que a redução calórica seja a mesma em pessoas diferentes, a diminuição de peso varia de acordo com o metabolismo e a atividade de cada uma.

Os pães integral e o branco, em geral, têm quantidades aproximadas de calorias, mas o primeiro é composto de mais vitaminas, nutrientes e fibras, o que ajuda a melhorar o colesterol e o intestino, entre outros benefícios. É o mesmo que ocorre com o suco e o refrigerante: apesar de o primeiro ser mais calórico, é melhor para a saúde.

Mônica sugeriu opções como limonada, suco de maracujá, morango, acerola ou melão. Outra recomendação é experimentar o suco antes de adoçá-lo, para ver se ele realmente precisa de açúcar. Os naturais podem ser substituídos pelos de soja, desde que o indivíduo consuma frutas em outro momento.

A nutricionista destacou, ainda, que um acarajé tem o dobro de calorias de um hambúrguer simples (sem pão e outros complementos), além de mais gorduras.

Pessoas que trabalham à noite podem jantar e consumir um prato de comida, desde que também prestem atenção à dieta no restante do dia. Já quem teve uma refeição bem equilibrada durante o dia pode trocar o jantar por uma vitamina, de acordo com a especialista.

Mulheres que amamentam precisam de mais calorias e líquidos, para se hidratar e ajudar na produção de leite. Frutas, sanduíches magros e queijos brancos são opções indicadas. E não se deve fazer dietas nessa fase.

Segundo Mônica, um alimento frito tem em média três vezes mais calorias que o cozido. Por fim, ela disse que não há produtos proibidos, nem abacate ou açaí – o que deve haver é bom senso e equilíbrio.

Fonte: G1

Acesse também: www.drikaflower.blogspot.com

Achado o Maior Reservatório D´Água do Universo


Astrônomos descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo.

A quantidade de vapor de água presente em torno do quasar APM 08279+5255 é equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água nos oceanos da Terra e quatro mil vezes a água presente em toda a Via Láctea.

Quasares são buracos negros gigantes no centro de galáxias que consomem continuamente o disco de poeira e gás que os cerca. Conforme come, o quasar cospe uma grande quantidade de energia. Astrônomos acreditam que eles possam ser alguns dos objetos mais antigos do universo.

O objeto estudado por um equipe da Nasa e da Caltech, por exemplo, está a 12 bilhões de anos-luz e possui um buraco-negro com 20 bilhões de vezes mais massa do que o Sol e trilhões de vezes a sua energia.

Mesmo sabendo que a água existia no Universo primitivo, os astrônomos se surpreenderam por encontrar uma quantidade tão grande e tão distante. Se o quasar está a 12 bilhões de anos-luz, significa que surgiu relativamente pouco depois do Big Bang,a explosão que deu origem a tudo há cerca de 13,5 bilhões de anos.

Em um trabalho publicado na Astrophysical Journal Letters, os astrônomos explicam como o ambiente em torno desse quasar é único. Nele, o vapor de água está sendo banhado por raios-X e radiação infravermelha, o que o torna incomumente quente e denso.

Sua temperatura chega a – 53º C e sua densidade é 300 vezes menor do que a atmosfera terrestre. Isso parece pouco, mas representa cinco vezes mais calor e uma densidade de 10 a 100 vezes maior do que as vistas em uma galáxia como a Via Láceta.

As medidas de vapor de água e outras moléculas, como monóxido de carbono, sugerem que o quasar possui material suficiente para crescer até seis vezes o seu tamanho atual.

Foto: Ilustração
Fonte: TratamentodeAgua


Acesse também: www.drikaflower.blogspot.com